A ABET, em parceria com o IPEA, tem a satisfação de divulgar os trabalhos premiados na edição 2013 do Prêmio Mundos do Trabalho em perspectiva multidisciplinar. São eles:

  • Modernização sem mudanças: da contagem de cabeças à gestão estratégica de pessoas, de autoria de Maria Zélia de Almeida Souza.
  • Um estudo sobre o conceito de superexploração na obra de Ruy Mauro Marini, de autoria de Pedro Marques de Santana.
  • A invisibilidade da exploração do trabalho: uma empresa e um milhão de revendedoras de cosméticos, de autoria de Ludmila Costhek Abílio.

A premiação, assim como o lançamento dos livros publicados a partir desses trabalhos, dar-se-á no dia 28 de outubro de 2013, durante a Sessão de Abertura do XIII Encontro Nacional da ABET, em Curitiba-PR.

Com o Prêmio Mundos do Trabalho em Perspectiva multidisciplinar, a ABET – Associação Brasileira de Estudos do Trabalho – espera promover a inter e multidisciplinaridade nos estudos sobre o mundo do trabalho no Brasil.

A divulgação dos trabalhos selecionados em certame nacional, mediante a publicação de livros, estimula a atualização da produção de estudos sobre temas e aspectos do trabalho e propicia a divulgação de abordagens atuais e históricas sobre a realidade do trabalho para trabalhadores, sindicalistas, executivos de empresas, estudantes, pesquisadores e gestores de políticas públicas de trabalho nos níveis municipal, estadual e federal.
Ao promover a interlocução entre diferentes atores, tendo por cenário as intensas mudanças no mundo do trabalho, nas últimas décadas, a ABET dá prosseguimento a uma nova coleção de livros com temas históricos e contemporâneos sobre o trabalho. Os livros publicados a partir das edições anteriores do Prêmio Mundos do Trabalho são:

  • (2009) Trabalhadores dos anos 2000: o sentido da ação coletiva na fábrica de nova geração, de Maria Aparecida Bridi, publicado pela ABET/LTr Editora, São Paulo.
  • (2011) O tranco da roça e a vida no barraco: um estudo sobre os trabalhadores migrantes no setor do agronegócio canavieiro, de Maciel Cover, publicado pela ABET/Editora da UFPB, João Pessoa.

 

 
ABET - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO TRABALHO
Universidade Federal do Paraná | Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Ciências Sociais | Rua General Carneiro, 460 - 9º Andar, Sala 910
Curitiba - PR | CEP: 80060-150
ABET | 2010 © Todos os direitos reservados.