Para divulgar ainda mais a produção intelectual da ABET, tornou-se imprescindível a criação da Revista ABET (Brazilian Journal of Labour Studies), cujo primeiro número foi divulgado no 7° Encontro Nacional da ABET, em Salvador/Bahia, outubro de 2001. Esta Revista foi inicialmente divulgada por meio eletrônico e, a partir, do ano de 2002 também contou com a versão impressa inclusive dos primeiros números. Vale destacar que a revista é única no Brasil voltada para os estudos do Trabalho e com uma abordagem plural e interdisciplinar, ademais ela foi profissionalizada por meio de uma parceria com a prestigiosa editora LTr.

A compreensão dos distintos aspectos relacionados ao tema dos Estudos do Trabalho exige que as reflexões e discussões contenham contribuições de estudiosos de distintas áreas como Economia, Sociologia, Ciências Políticas, Direito, História, Administração, Engenharia, Demografia, Ciências da Saúde, entre outras, e que a construção das abordagens teóricas caminhe na direção da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Isso se faz necessário em função da complexidade do objeto de pesquisa dessa área do conhecimento.


Foco e Escopo

1) A revista só analisa, com vistas a eventual publicação, artigos de conteúdo inédito, tanto no país quanto no exterior. Além disso, o seu conteúdo deve se inserir no tema Trabalho, contribuindo de modo significativo ao avanço do conhecimento cientifico nessa área.

2) Resenhas de livros recentemente publicados poderão ser consideradas para publicação, mas resenhas temáticas e textos essencialmente descritivos não serão, de um modo geral, aceitos.

3) As contribuições não serão remuneradas, e a submissão de um artigo à revista implica a transferência dos direitos autorais a ABET, caso ele venha a ser publicado

4) Os artigos submetidos à revista devem ser escritos em português, inglês ou espanhol para análise Caso seja aceito para publicação, o artigo será publicado no idioma original.

5) Anexos muito longos ou complexos para serem publicados, bem como as bases de dados necessárias para reproduzir os resultados empíricos do trabalho, serão  oferecidos aos leitores em versão virtual.

6) Caso o trabalho seja aceito para publicação, cada autor receberá 3 (três) exemplares do número da revista correspondente.

7) Os artigos recebidos pela revista, que estejam de acordo com as instruções acima, serão avaliados pelo Corpo Editorial com o auxílio de dois consultores ad hoc que serão escolhidos pelo Editor. O trabalho dos consultores ad hoc é realizado de forma duplamente anônima: o autor não saberá quem são os consultores ad hoc, nem eles quem é o autor. Dessa análise poderá resultar a aceitação do artigo, condicionada, ou não, à realização de alterações; a sua rejeição, com ou sem a recomendação de nova submissão depois de modificações; ou a sua rejeição definitiva. No caso de uma segunda submissão, o artigo será novamente avaliado por consultores ad hoc, podendo vir a ser enquadrado em qualquer das situações acima. A rotina de análise se repete até que uma decisão final de rejeição ou aceitação seja alcançada. O processamento do artigo é conduzido pelo Editor, a quem cabe também a comunicação com os autores. 

8) A decisão final quanto à publicação dos artigos cabe ao Corpo Editorial, que se reúne ordinariamente para decidir a composição de cada um dos números da revista, por recomendação do Editor. A aprovação do artigo para publicação só então é comunicada aos autores dos artigos respectivos, por escrito.


Limitação de Responsabilidades

As opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e de inteira responsabilidade dos autores, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) .


Termos de Uso

É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras:

a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;

b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e 

c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: Revista da ABET. Brazilian Journal of Latin American Studies.


Diretrizes para Autores

Para submeter um trabalho à revista, o autor deve fornecer o texto em formato digital, como um arquivo produzido pelo programa Microsoft Office Word, gráficos devem ser enviados também em arquivo separado. Cada autor deve se identificar com nome,endereço eletrônico, titulação, instituição, localidade e país; e e-mail. O texto contido no arquivo deve observar as seguintes normas:

a) O texto deve ser digitado com o tipo Times New Roman de corpo 12, e com espaçamento 1,5 entre linhas. As margens esquerda, direita, superior e inferior de cada lauda devem ser de 3 cm.

b) Os artigos devem ter, no máximo, 25 laudas, e as resenhas bibliográficas não devem ultrapassar 10.

c) O artigo deve conter um resumo de cerca de 100 palavras — em português e em inglês — que permita uma visão sumária do seu objetivo, metodologia empregada e s principais resultados alcançados.

d) Os gráficos, mapas e outros elementos gráficos devem ser apresentados na forma de arte-final, sendo sua nitidez requisito indispensável. VERIFICAR COM ltR

e) Equações matemáticas devem ser alinhadas à esquerda e numeradas seqüencialmente à direita. Devem ser digitadas no próprio texto com o uso do processador de equações do Microsoft Office Word. Deve ser utilizada a convenção-padrão daquele programa para formatação dos diferentes tipos de entidades que aparecem nas equações (símbolos matemáticos, texto, vetores etc.). Quando a derivação delas for apresentada de modo sintético, o autor fornecerá a derivação completa em anexo, para facilitar o trabalho dos consultores ad hoc e do Corpo Editorial.

f) As citações bibliográficas devem ser inclusas no próprio texto, e deverão obedecer, por exemplo, ao formato “Hicks (1939)” ou “Hicks (1939, p. 36-37)”. A referência completa de todos os textos citados deverá ser apresentada no fim do artigo, em ordem alfabética, contendo: no caso de livros – nome completo do autor, título completo, nome e número da série ou coleção (se houver), edição, local, editora, ano da publicação; e, no caso de artigos de periódicos — nome completo do autor, título completo do artigo, título completo do periódico, local, número das páginas, mês e ano da publicação.

Exemplos:

HICKS, John Richard. Value and capital. Oxford: Clarendon Press, 1974.

HICKS, John Richard. Mr. Keynes and the "classics": a suggested interpretation. Econometrica, v. 5, n. 3 p. 147-155, abr. 1937.

HICKS, John Richard. Ricardo's theory of distribution. In: PESTON, MAURICE HARRY., CORRY, BERNARD. (Eds.). Essays in honour of Lord Robbins. London: Weidelfeld, 1972.

g) As notas de rodapé devem ser numeradas seqüencialmente, digitadas em tipo Times New Roman de corpo 10, com espaçamento 1 entre linhas, e devem ser utilizadas parcimoniosamente.

h) As tabelas devem ter título, ser numeradas seqüencialmente e todas as colunas e linhas, rotuladas. Devem ser digitadas no tipo Arial de corpo 9, com espaçamento 1 entre linhas.


Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com todas os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas.

1) A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

2) Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Office Word.

3) Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto, estão ativos e prontos para clicar.

4) O texto está com espaçamento 1,5 entre linhas; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

5) O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

6) Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

Endereço Postal
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Economia
Campus Universitário I, João Pessoa-PB
CEP: 58059-900

Contato
Prof. Dr. Ivan Targino Moreira (UFPB) - Editoria
E-mail:abet@abet-trabalho.org.br

Cadastro para usuários
http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/abet

 
ABET - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO TRABALHO
Universidade Federal do Paraná | Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Ciências Sociais | Rua General Carneiro, 460 - 9º Andar, Sala 910
Curitiba - PR | CEP: 80060-150
ABET | 2010 © Todos os direitos reservados.